domingo, 21 de julho de 2019

A Santíssima Trindade. 


O valor das coisas é fortemente influenciado pela escassez. Quanto mais abundante menos interesse desperta. Um brilhante de dois quilates é menos disponível do que o de um, em consequência custa mais do que o dobro do que este. Eles mantém uma relação entre uma progressão aritmética e a geométrica. Tudo devido a menor disponibilidade oferecida pela natureza ou pelo mercado.

Mas não só os bens materiais  seguem esta regra. Outros também. Entre estes se destacam três ( uma trindade ) que são únicos para cada um de nós: a vida, o nome e o tempo - nominados aqui como insubstituíveis . O que os levam ao  topo da nossa escala de valores. A vida é uma só. Se interrompida não há outra para quem não acredita na reencarnação; o nome no sentido de reputação, manchado nunca mais será imaculada ; e o tempo perdido não é recuperável. Todos os outros não devem ser, portanto, tão apreciados como estes.

A vida sabidamente dependente da genética, que não é da nossa escolha, pode ser preservada com os cuidados com a saúde. Uma existência saudável pode ser causa de longevidade com qualidade de vida; o nome é uma responsabilidade que carregamos. Herdamos e temos que transferir aos descendentes  um nome como se transfere bens de família; e o tempo,que passa quase sem percebermos, deve ser aplicado racionalmente segundo  a segundo. Pois, como os outros, o que passou não volta mais!

Leonardo da Vinci, se inspirou nas três figuras da Santíssima  Trindade - O Pai; O Filho; e O Espírito Santo  para organizar a sua mensagem no famoso Cenaculo da igreja Santa Maria delle Grazie em Milão . Eram três:  os agrupamentos dos apóstolos; as janelas de fundo; e os ângulos da figura de Cristo .

Por ser única e insubstituível, esta obra de arte tem valor imensurável. Um ingresso dá direito a só vinte minutos de contemplação a cada grupo de muitos visitantes. Também, por ser insubstituível, mesmo não tendo ingresso imediato a pagar, devemos sopesar bem  do valor da nossa particular santíssima trindade : vida, nome e tempo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário