O Preço como instrumento de comunicação.
A comunicação humana é uma ciência que pode ser também uma arte. Comunicamo-nos não só por palavras, mas também por gestos, sinais e símbolos. Esta capacidade está tão enraizada nos nossos costumes que não nos damos conta da sua importância. Sem esta condição de colocar em comum ideias e sentimentos a vida social seria impossível. Compare uma reunião em que todos estivessem mudos e paralisados ou em outra em que as vozes alteram-se, dá-se soco no ar ou levantam-se copos para brindar. Os grandes comunicadores - escritores, oradores, mímicos - conseguem emocionar as suas plateias com o domínio da técnica e da sua arte. Guerreiros convenceram milhões a morrer inutilmente levados por sua retórica. Políticos levaram maiorias a apoiar tiranias com suas ideias criminosas. Religiosos conseguiram iludir seguidores dispostos à privação e até ao martírio pessoal. Nada disto seria possível sem lideranças com o domínio da comunicação.
Hitler, mestre na manipulação das massas, usava e abusava dos recursos da comunicação. Os seus comícios eram intencionalmente realizados em grandes espaços, com multidões, para anular a individualidade. O objetivo era impor o interesse “social” . Os objetivos do partido eram prioritários. O indivíduo nada mais era do que massa de manobra. Os símbolos do nazismo adornavam os edifícios. As suásticas enchiam os espaços. Tudo era organizado para emoldurar o discurso do Fuhrer. Nunca antes, a técnica da comunicação foi aplicada com tanta arte. A suástica foi usada para representar todo um conceito, equiparando-se, enquanto durou, ao uso da cruz para sintetizar o cristianismo, a maçã-mordida, a Apple, a foice e o martelo, o comunismo. As bandeiras identificam os países, clubes de esportes e carnavalescos … Os símbolos geralmente são simples e diretos, dizem tudo por si só, já as palavras são complexas. Exigem interpretação. De todos os instrumentos é o de mais difícil uso pela imprecisão. Pode mesmo ter significados antagônicos, diversos entendimentos dependendo da cultura do interlocutor, da sua região e mesmo do estado emocional. Um obrigado pode significar uma recusa ou uma aceitação, dependendo do contexto.
Friedrich August Von Hayek, no The Use Of Knowledge * , indica o preço como um transmissor de informação insubstituível , contrapondo-se às ideias dos que advogavam os controles de preços. Segundo ele, não há alternativa ao preço para conseguir dar conta das infindáveis informações que levam à determinação do valor de um bem. Uma ideia bem explorada por Milton Friedman, um grande comunicador, na série Free To Choose**, com a história do lápis, mostrando as vantagens do livre mercado. Mostrou Friedman, com boa didática, que o preço, olhado no seu uso comum, refere-se ao valor de algo, mas , se melhor analisado, debaixo do contexto econômico, o Preço como instrumento de comunicação é um símbolo. É como um chip de computador de tantas informações que contém. Assim as variações do preço de um produto estão a indicar o aumento ou redução da sua procura. Esta informação transita por todo o processo de produção e distribuição. Se os preços sobem é sinal para aumento da oferta, se cai , para a redução. Se houver um aumento no consumo de lápis os preços tendem a subir . Em melhorar as margens, o sistema é motivado ao aumento da produção, que resulta no reequilíbrio da oferta e da procura. Os produtores providenciam mais madeira, mais grafite, mais embalagem. Com os preços aumentados, os fornecedores ficam dispostos a investir em horas extras ou adotar insumos mais caros. Neste exemplo, fica visto ser o preço, além de um determinante de valor, um elemento de comunicação. Concorda sabiamente Friedman com Hayek, que quando o governo interfere, congelando, limitando, subsidiando, os preços, ignoram que : - as relações econômicas entre as pessoas são mais invisíveis do que aparentam. As consequências do intervencionismo podem resultar no excesso ou na escassez da oferta, com a desorganização do sistema produtivo, que geralmente exige outras ações do governo para corrigir a distorção, que vai causar outras … em uma sequência de remendos, sem fim.
A economia tem razões que a própria razão dos economistas desconhece. (plagiando Pascal)
* Friedrich August von Hayek About This Title:
One of Hayek’s most important contributions to economic theory is his demonstration of the part prices play in disseminating widely diffused knowledge about consumer demand and the availablility of economic resources in order to make rational economic calculation possible
** Free to Choose é uma série de televisão americana apresentada pelo economista e Prêmio Nobel Milton Friedman, e que deu origem ao livro de mesmo nome. Ver no YouTube.
São Paulo, 05 de julho de 2021.
Jorge Wilson Simeira Jacob
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