Uma Proposta Simples.
Jonathan Swift, clérigo anglicano, foi um escritor muito criativo, mais conhecido como autor das Viagens de Gulliver do que do panfleto A Modest Proposal * .Este ensaio satírico surpreendeu a sociedade com uma proposta simples para eliminar a fome na Irlanda. Ela foi por muitos considerada como absurda por outros como irônica.
A lembrança torna-se oportuna neste momento em que crescem as atenções à nossa condenável desigualdade econômica. Um mal que nos coloca distantes do ideal de uma sociedade mais igualitária, com liberdade e sem pobres. Vivemos como nunca entre os extremos de imensa riqueza e de profunda miséria. O que humanamente é inaceitável e socialmente perigoso por incentivar os males da inveja.
Entretanto ideais elevados não se concretizam se a realidade não a sustenta. O comunismo foi um fracasso ao estatizar os meios de produção e as propriedades, igualou por baixo causando servidão, miséria e corrupção . A Escandinávia , com total liberdade econômica e um mínimo de burocracia, construiu uma sociedade mais humana, mas com sinais visíveis de perda da vitalidade econômica. Preocupação válida, pois uma redução da arrecadação inviabilizaria o modelo. Por oportuno , surge uma nova visão econômica - a Modern Monetary Theory * * , que pode fazer a diferença ao questionar os tradicionais limites ao endividamento público. A emissão da moeda sem lastro, desde Nixon, deu liberdade aos governos. Experiências do Japão, Estados Unidos, Italia...todos com dívidas crescentes, sem inflação, moeda valorizada e juros negativos, ensejam esta revolução nos conceitos. Este novo entendimento pode ser o instrumento para a realização da desejada redução da miséria. O exemplo de Swift, induz-me a propor também uma proposta simples: - uma política de emissão de moeda como a única fonte para os gastos honestos e prudentes dos governos ; - e para dar uma renda mínima para todos. Todos os encargos tributários, sem exceção, seriam eliminados e com eles toda a burocracia arrecadatória e fiscal, que tem custos elevados e emperra o desenvolvimento econômico.
Certamente, os céticos vão olhar como absurda ou irônica esta proposta. As pessoas preferem o complicado ao simples. Complicar exige esforço, o simples, lucidez.
- A Modest Proposal , nesta sátira, Swift sugeria que os irlandesas vendessem os filhos para alimentar os ricos, em vez de lamentar pela pobresa. A frase Modest Proposal é usada na escrita inglesa como alusão a uma sátira dita com seriedade.
- *Why I’m Not Worried About America Trillion Dollar Déficit. by Stephanie Kelton - New York Times - June, 09, 2020
As Minhas Reflexões.
Jorge Wilson Simeira Jacob
10 de junho de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário