segunda-feira, 15 de junho de 2020


O Desenvolvimento Moral *.

Um casal consciente, decidido a criar  um filho  para ser feliz, sabe ser este  um sério desafio.   Piaget **  deu importante contribuição ao processo educativo  na formação da personalidade com o estudo do desenvolvimento da moral e da intelectualidade.  Partindo do pressuposto de que ninguém nasce feito, mas aprende  na convivência através  dos exemplos   e dos  estímulos, em um processo de assimilação e adaptação. Ele, para melhor entendimento,  dividiu  a sua análise em três fases:

  • a anomia  (crianças até 5 anos), em que a moral não se coloca, ou seja, as regras são seguidas, porém o indivíduo ainda não está mobilizado pelas relações bem x mal e sim pelo sentido de hábito, de dever. É uma fase mais confortável para os pais por ser uma relação de comando.
  • a heteronomia (crianças até 9, 10 anos de idade), em que a moral é  a autoridade, ou seja, as regras não correspondem a um acordo mútuo firmado entre os jogadores, mas sim como algo imposto pela tradição e, portanto, imutável. Uma fase menos confortável por exigir dos pais vigilância para evitar a exposição a riscos  e habilidade para enfrentar a desobediência, com o uso e abuso do prêmio e castigo.
  • autonomia, corresponde ao último estágio do desenvolvimento da moral, em que há a legitimação das regras e a criança pensa a moral pela reciprocidade, quer seja o respeito a regras que é entendido como decorrente de acordos mútuos entre os jogadores, quer sendo que cada um deles consegue conceber a si próprio como possível 'legislador' em regime de cooperação entre todos os membros do grupo. É a fase mais desafiadora da educação ( pré-puberdade ), em que a busca da autonomia questiona os  valores e resiste à disciplina imposta nas relações com a família e com instituições ( escola, governo...) . Algumas vezes com o objetivo de afirmação da pretendida libertação de vínculos com a autoridade.

O desenvolvimento da moral não contempla indistintamente a todos, alguns ficam retidos no meio do processo não amadurecendo ***. Os adultos   que superam a fase da autonomia são os de  espírito independente, que preferem assumir a  responsabilidade  pelas suas vidas, sem tutela,  para não abrir mão da liberdade individual;  os adultos que ficam nas fases anteriores ( anomia ou  heteronomia ) são os de espirito  dependentes, que   sentem-se confortáveis com o protecionismo e o paternalismo assimilados na sua formação moral. Uma  continuação da relação vivenciada com os pais. Trocam liberdade por segurança como foram habituados a fazer. Com isto  abrem mão da  liberdade de escolher e assumir com independência os caminhos da sua vida -  que é o resultado ideal do desenvolvimento moral.

*. O desenvolvimento moral do ser humano inicia-se nas relações que ele estabelece com seu meio, desde o momento em que nasce. Essas relações são permeadas por valores, princípios e regras para o convívio coletivo. Piaget.

** Jean William Fritz Piaget foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Wikipédia

*** A Autonomia Moral, último estágio do desenvolvimento moral ,segundo Piaget, significa a possibilidade de ser governado por si próprio, ou seja, ser autônomo moralmente perante a lei ou as normas ...Piaget afirma que essas fases se sucedem sem constituir estágios propriamente ditos. Vamos encontrar adultos em plena fase de anomia e muitos na fase da heteronomia.


As Minhas Reflexões.
Jorge Wilson Simeira Jacob
15 de junho de 2020.


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