quinta-feira, 4 de junho de 2020

Cuidado Com O Sargento.

No pátio do quartel, os conscritos ao serviço militar estavam  aguardando a chamada. Um recruta  ao ver passar  o general, comandante da unidade, o aborda pedindo fogo. Sem pestanejar,  ele atende ao pedido e o aconselha: vc é novo aqui. Vc teve sorte de pedir  para mim. Se fosse a um sargento, nestas alturas vc estaria em muitos maus lençóis.

Piada ou não, mas serve para ilustrar a  realidade. As pessoas podem ter reações imprevisíveis quando tem baixa autoestima e detém algum poder. O poder tem a capacidade de  transformar a postura dos indivíduos . Geralmente para pior, se uma  ação provoque um sentimento de inferioridade, que coloque em choque 
a imagem pretendida frente a um  tratamento  inadequado. As fardas , as armas, os títulos... mudam a  postura das pessoas. Todos nós  já  vimos vídeos de  policiais truculentos, armados até os dentes, levando um pobre ladrão de galinhas, algemado, como se fosse o personagem Hanibal, o canibal. Afinal eles estão investidos de  uma autoridade e a defendem com unhas e dentes. A verdade é que os indivíduos de baixa auto-estima, com poder, quando sentem-se  desacatados, podem passar da humildade para a  arrogância  e a prepotência . Estes elementos são perigosos. Esta deve  ser uma das razões para os ingleses não darem armas aos policiais.


George Floyd  foi assassinado com crueldade, pela polícia de Minneapolis, estando  no chão algemado, não oferecendo portanto nenhum risco. O seu sacrifício só pode ter sido motivado como exibicionismo de superioridade racial ou de autoridade - ou ambas as causas.  As fotos do policial, ajoelhado no pescoço do Floyd,  em tudo lembra a pose orgulhosa dos  caçadores posando para fotos, como troféu, ao lado de um  leão abatido. George Floyd talvez estivesse vivo se tivesse entendido o conselho do general - cuidado com o sargento!


                                                         As Minhas Reflexões 
                                                   Jorge Wilson Simeira Jacob
                                                         04 de junho de 2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário