terça-feira, 10 de março de 2020


Cisne Negro.

Como Evitar O Vírus Sem Perder Os Amigos


  • Nada de contato físico , apertos de mãos, abraços  e beijos, coloque a mão sobre o coração e basta - antes que o vírus nos separe!

Jorge






Cisne Negro.

Um  Cisne Negro é  um evento raro, tem um grande impacto na sociedade e é explicável, porém impossível de ser previsto apenas analisando o passado. Não era possível prever que o Cisne Negro existia antes de ele ter sido visto pela primeira vez, quando da descoberta da Austrália.
Eventos raros como o primeiro Cisne Negro ocorrem com mais frequência do que imaginamos, e nossas mentes são programadas para lidar apenas com o que já vimos antes.

Nascim Nicholas Taleb


Todos os que viveram muitos anos e vivenciaram as surpresas da vida, ainda que não tivessem a facilidade de batizar o fenômeno como o filósofo Taleb, no seu livro do mesmo nome, descobriram por conta própria a existência de  Cisnes Negros. Muitas vezes, quando tudo parecia calmo e sereno, um evento inesperado virou tudo de cabeça pra baixo, colocando tudo a perder,  dando-nos conta do fator sorte nas nossas decisões. Se alguém ainda não tenha tido esta experiência, está aí o coronavírus para mostrar que, como um tsunami,  um evento inesperado pode mudar planos de vida dos países, das empresas e de indivíduos. Na China, onde tudo começou, as medidas preventivas à moléstia reduziram a produção, o consumo e a liberdade de locomoção, que, pela sua importância econômica, desencadeou reações em todo o mundo: redução do consumo de petróleo, guerra de preços entre Arábia Saudita  e Rússia, crise nas empresas de transporte aéreo, desabastecimento, hotéis...e finalmente o pânico nas Bolsas de Valores.

Os Cisnes Negros não são ameaças só a idosos, mas também às  organizações enfraquecidas - empresas e países. Um organismo fragilizado ou sobrevivendo acima das sua possibilidades está mais vulnerável para  enfrentar uma crise, se um fato político ou econômico inesperado funcionar como um estopim. Estes fatos  surgem sempre quando menos se espera. O governo Temer praticamente acabou  depois da divulgação da gravação feita no encontro com o dono da Friboi; a quebra da Lehman Brothers desencadeou a crise de 2008... Entre muitos, estes foram acidentes de percurso que mudaram o curso da história.  Geralmente na ante-sala das crises há uma postura wishful thinking, não se quer ver as ameaças e racionaliza-se no famoso - desta vez é diferente!  Realmente, no atual episódio , o  diferente foi punir os poupadores com juros negativos, conseguidos de forma arbitrária,  para cobrir, sem ônus, o desequilíbrio orçamentário de governos perdulários e distorcendo a alocação econômica dos recursos. O que não é diferente é a reação do mercado, que em busca de legítima defesa do patrimônio, adota soluções alternativas, correndo para a especulação financeira e imobiliária - o que torna os investidores mais susceptíveis a sustos. As violações ao funcionamento natural dos mercados vão bem até que um Cisne Negro se apresente. Aí ao  tsunami se segue o pânico, como estamos presenciando.

O coronavírus será eliminado em alguns meses, mas o efeito deste  Cisne Negro permanecerá  como marco de alteração do  curso da economia mundial. Ou  desta vez será diferente?! Um coisa é certa - este  Cisne  Negro não  passará em branco. 


As Minhas Reflexões.
Jorge Wilson Simeira Jacob

10 de março de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário