quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020


O Lobo E O Cordeiro.

Na fábula O Lobo E O Cordeiro, pretextando estar o cordeiro a sujar a sua água, no que foi contestado por  não estar, disse o lobo: se não foi você foi o seu avô... avançou e devorou o inocente cordeiro.  O que de fato era o seu propósito. La Fontaine, como moral da história alertava para  a coexistência na vida do fato e do pretexto

No prenúncio de uma crise institucional, com o   atual atrito entre o Presidente e o Congresso,  estamos diante do desafio de distinguir o que  são fatos e os  pretextos, antes de tomar partido nesta contenda. Uma análise cuidadosa exige que se organize as ideias alinhando as posições das partes. Diz o Presidente:

  • O Congresso não apoia as reformas;
  • Os políticos não aceitam o fim do toma lá dá cá ;
  • O Congresso quer praticar o Parlamentarismo;
  • Os movimentos de rua são de apoio ao governo.

O Congresso reage:

  • O governo não encaminhou propostas a serem apreciadas. Não tem, portanto,  do que reclamar;
  • A Reforma da Previdência aconteceu, por ação do Congresso, apesar da falta de envolvimento do Presidente;
  • O Presidente não quer liderar, mas submeter o legislativo, com uma política desagregadora,  de confronto. Inclusive apoiando manifestações de rua contra a Instituição;
  • As bases de sustentação deste governo são os ideólogos, os militares e os pentecostais. O Congresso sente-se marginalizado. Não é respeitado como parte legitima do processo.

Com essas visões, a opinião pública divide-se em dois partidos: a favor ou contra o Presidente.

Estão alinhados a favor aqueles que  ficariam felizes se jogassem uma bomba de hidrogênio no Congresso, como foi mencionado, por este impedir as reformas necessárias ao país. Do outra lado, como  oposição, estão os que acreditam que, por incapacidade ou sem   talento para liderar, o Presidente está preparando um golpe: ao cercar-se na cúpula do governo com  generais ( à  Venezuela ); ao demonizar o Congresso ; ao  desprestigiar a classe política;  e apoiando um movimento de rua contra a Instituição.  E pontuam , se muitas ações, que não dependem do Congresso, não andam, não dá para transferir a este a  responsabilidade pela inação do governo.

O que é pretexto e o que é fato?  Decida para apontar quem é o lobo e quem é o cordeiro desta fábula.


As Minhas Reflexões.
Jorge Wilson Simeira Jacob
27 de fevereiro de 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário