sábado, 16 de novembro de 2019

Ser Ou Não Ser Bovino!


Ser ou não ser bovino, esta é a impertinente questão!

O homem do campo crê  que os semoventes têm lentes de aumento nos olhos, tudo o que veem é fortemente superdimensionado. Assim, ele os domestica, e lhes tolhe a liberdade facilmente com    uma cerca de três fios de arame  por se guiarem  em uma  falsa  percepção da realidade. Soubessem os bovinos a força que tem frente a fragilidade de uma cerca, encostariam  o peito e a barreira iria ao chão, abrindo caminho para a liberdade. Crença que, se aceita,  explicaria  a continência de um touro  de não romper uns  fios  para satisfazer o desejo de  possuir uma fêmea, no cio,  no pasto vizinho. Como nunca tentam os seus limites, esta condição se perpetua.

Com raras exceções,  nós humanas também podemos ter visões distorcidas da realidade, da equação entre  riscos e oportunidades. Falando figurativamente,  nos extremos, agimos muitas das vezes bovinamente, respeitando um obstáculo  imaginário, não tentando  superar-nos por desconhecer a própria força e/ou por superestimarmos  os    desafios, tendo como limites os da  percepção da realidade. Mas, entre nós,  há outros, os não bovinos, que percebem  oportunidades e superam   os riscos, ultrapassando os padrões conhecidos. Estes  são os visionários de todas as categorias,  que batem seguidamente recordes,  ousando,  criando,  inventando, construindo  impérios ao  ignorar os limites estabelecidos e acreditar na força que têm.

Mais eloquente do que esses exemplos , como comprovação, é uma análise histórica do desenvolvimento humano com as suas  inovações, que não param de nos surpreender. Quem poderia acreditar que as ficções científicas de algumas  décadas passadas se tornariam realidade com o celular, internet, satélites, viagens espaciais...sem falar da medicina?!!! Inovações que só aconteceram porque alguns, os visionários , foram menos bovinos do que o restante da manada, não se submetendo às barreiras psicológicas, testando os seus limites para -  “pulando a cerca “ - conquistarem a liberdade para criar  este  mundo maravilhoso em que vivemos.

É esse estado de espírito que, metaforicamente falando , diferencia ser ou não ser bovino!


As Minhas Reflexões.
Jorge Wilson Simeira Jacob

15 de  de novembro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário