quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

 O Capitalismo Selvagem.


Convide alguém com poupança, que  confia muito em você, para investir em um negócio sem perspectiva de lucro. Argumente que, mesmo sendo um mal investimento, terá como prêmio ser  um negócio bem visto socialmente, pois, não visa o lucro e,  enquanto durar, criará empregos e recolherá impostos. Além de que, depois de  fechar as portas,  ele poderá ostentar orgulhosamente o título de capitalista civilizado, um benfeitor  social. Tente! se vc tiver êxito, este será um “case” para os estudiosos da história econômica e da psicanálise.

 Faça outra tentativa, ofereça ao mesmo investidor  a participação em uma empresa muito lucrativa, mas correndo o risco de ser criticado como  egoísta, ambicioso...até ganancioso - um capitalista selvagem.  Não tenha dúvidas de que as suas chances de êxito, nesta segunda hipótese , são muito maiores. O porém é que não terá o glamour da primeira. Não irá  provocar a admiração dos intelectuais politicamente corretos. Colocar dinheiro em  projeto rentável não encanta nem  louco e nem idealista! O que eles gostam é de fazer caridade com dinheiro alheio e, se  possível, em benefício próprio.

Estes exemplos  pretendem mostrar na prática o poder  do resultado na motivação das pessoas. Sem a expectativa de lucro não há investimento; sem investimento não se criam empregos; portanto, por dedução, podemos  concluir  ser o lucro o que gera os empregos, o desenvolvimento e os  impostos para sustentar o governo. Um conceito tão simples e verdadeiro que deveria levar os governos a estimular ao máximo o lucro das empresas... e não  apená-los com uma  burocracia paralisante  e uma tributação irracional. O lucro, por bom senso, deveria ser  tratado com mais respeito!

Esta discussão torna-se pertinente neste momento em que o mundo está assustado com o desemprego atual e com ocupação da mão de obra a ser substituída pela tecnologia. Um governo com vistas a este desafio deveria enfrenta-lo liberando - sem pejo - os sentimentos naturais: a ganância, o egoísmo, o espírito competitivo , canalizando todas estas forças  para estimular a aventura de empreender, deixando aos concorrentes estabelecer os limites. Foi este ambiente, do injustamente pichado capitalismo selvagem , que liberou  o espírito animal para caçar riqueza para a Inglaterra , os Estados Unidos, no passado,  e a China , no presente. As vítimas selvagemente abatidas nesta caçada tem sido o desemprego, o aviltamento salarial, a corrupção e a pobreza. Os beneficiados,   o desenvolvimento, o emprego e a massa salarial.

Os desempregados de hoje e de amanhã serão salvos pelo capitalismo selvagem, sob o lema: lucre e deixe lucrar!

As Minha Reflexões.
Jorge Wilson Simeira Jacob

04. 12. 2019

Um comentário:

  1. Brasil, um gigante acorrentado,amordaçado, enxovalhado, desacreditado por conta de cidadãos de visão egoista em proveito proprio. Imaginemos quebrar esse nefasto comportamento e alçarmos o que os investimentos viáveis poderiam oferecer à esta sofrida sociedade.PB

    ResponderExcluir